quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Falando um pouco sobre solidão.

 Muitas pessoas vê a solidão como algo depressivo, vergonhoso e egoísta. Pessoalmente falando eu não acho nada disso.

 Uma pessoa solitária é aquela que por mais que tente não consegue se enturma nem se igualar, pessoas essas que sempre pensam diferente e seguem caminhos diferentes não por ser alienado mas por ter tempo suficiente para si, para se conhecer, ter idéias, e ouvir e ver as limitações dos outros, que ajuda no seu amadurecimento e não conseguem ser alegres, as vezes felizes mas dificilmente alegres.

 Vai além de timidez, mágoa, raiva, egoísmo e qualquer outra coisa que você tenha ouvido por pessoas que não são.

 Nesse meu tempo de experiência eu marquei alguns benefícios que a solidão pode dar-nos:
 Sabedoria;
 Discernimento;
 experiências com os erros dos outros;
 Um olhar mais observador;
 Amadurecimento;
 Vê qualidades em algumas coisas que os outros julgam ser ruins.

 Tennessee Williams uma vez escreveu: "nesse mundo há muitas pessoas solitárias e que é egoísmo sermos solitários sozinhos."
Tennessee Williams foi um foi um dramaturgo Estadunidenses. 


Friedrich Nietzsche tem um poema que diz: "...Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia..."
Friedrich Nietzsche foi um filósofo alemão do séc. XIX.
   Esse poema fala de pessoas que aparecem nas nossas vidas, e depois que acostumamos e nos apegamos, simplesmente vão embora.
 Pessoalmente falando, eu tento apegar-me ao mínimo com pessoas e objetos...fica mais fácil pra renunciar depois, tendo em vista que nada é pra sempre.

 Quando falamos de solidão automaticamente pensamos, que gira em torno de não esta com alguém, mas na verdade vai além disso. Ser solitário não é uma opção, mesmo estando em uma sociedade, em um grupo sempre vai se sentir sozinho. É de dentro.

 Pessoalmente falando pra mim é uma liberdade inexplicável quando me recolho nesse meu mundinho. Pra falar a verdade eu não espero que vocês entendam.


"Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… "( Friedrich Nietzsche)

5 comentários:

  1. Acho que depois da sua explicação tem pessoas que vão querer ficar alone.

    ResponderExcluir
  2. Um filho de Deus como vc nunca esta sozinho...Deus e Maria esta sempre com vc.
    Mas de qualquer forma é profundo é bem profundo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom meu amigo "Nowhere", com suas palavras você se expressou bem a respeito do sentimento de solidão. Entendo bem a sua filosofia.

    ResponderExcluir